terça-feira, 6 de agosto de 2013

Ainda amigos, homenagens e muito capricho: torta de abobrinha e delícias de maçã.



Final de semana passado mais um amigo, novamente do meu filho D., aportou diretamente da cidade de Botucatu para a mooca. No caso uma amiga, ex-colega de classe no ensino médio, filha de amigos que deixei por lá. Gente muito boa.

Posso até estar errado, mas sempre olho com admiração, com muito respeito, para pais cujos filhos apresentam-se formidáveis, como é o caso dessa família cuja filha mais velha esteve conosco este último fim de semana. Os 3 meninos, minha hóspede e os dois irmãos mais novos, são amáveis, extremamente gentis e receptivos, respeitosos e inteligentes, talentosos e simpáticos e, acima de tudo, generosos. Guardo essa família no meu coração e sempre estarão na minha lista de amigos, sempre, e para eles, os pais, quero dizer: vocês fizeram um bom trabalho e estão entregando ao mundo gente de primeiríssima linha: jovens preocupados e atuantes no mundo em que vivem e ajudam a construir.

Para homenagear essa amiga no almoço de domingo, cujo planejamento era uma simples massa à bolognesa, fiz ainda uma torta de abobrinha e uma sobremesa chamada delícias de maçã, ambas quase novidades, pois a torta, embora a massa já me seja velha conhecida, a forma como preparei o recheio foi uma inovação e a sobremesa de fato nunca havia feito, apesar de o creme também fazer parte de uma receita que já repeti dezenas de vezes.

250 gramas de farinha de trigo, 150 gramas de manteiga, 1 ovo inteiro pequeno e 1 pitada de sal. Esses os ingredientes da massa, suficiente para uma torta (base e cobertura), em forma de aproximadamente 25 cm de diâmetro. Se usarmos uma forma maior, a massa deverá ser aberta mais fina, mas também dá bom resultado. Sendo bastante amanteigada, a massa é fácil de incorporar. O ovo realmente deve ser pequeno e o processo e resultado ficam muito melhores se, depois de preparada, a massa descansar por mais ou menos 1 hora na geladeira, ou até menos, devidamente coberta com filme plástico. Essa massa eu uso com vários recheios e certa feita, em Botucatu, os pais da sala da minha filha L. fizeram 80 (oitenta) delas, com recheios diversos, que foram vendidas para levantar fundos para uma viagem escolar. Deu bem certo.

Já havia feito essa torta com recheio à base de abobrinha, mas utilizando fatias assadas com azeite e orégano, intercaladas com fatias de queijo fresco, mas isso quando eu morava no interior e tinha à disposição queijos frescos caseiros ou de laticínios orgânicos. Como em São Paulo todos os queijos frescos que eu compro parecem isopor (aspecto e paladar), resolvi fazer assim: refogada uma cebola grande picada com 2 dentes de alho em azeite de oliva, acrescentei 3 (três) abobrinhas italianas médias raladas no ralo grosso (a abobrinha caipira também vai bem) e, em seguida, 2 tomates picados sem sementes. Não deixei mais do que 5 minutos no fogo alto, quando acrescentei requeijão cremoso (250 g) e meia caixinha de creme de leite pasteurizado. Feito isso desliguei, salguei o quanto precisou e deixei esfriar. Frio o recheio, abri a massa, montei a torta e levei ao forno médio por aproximadamente 40 minutos, até que dourou, depois de pincelar a torta com gema batida de 1 ovo. Gostei do resultado: recheio cremoso, abobrinhas ainda sem desmanchar e tomates pedaçudos. Ficou bom.

Para as delícias de maçã eu preparei um creme de confeiteiro com 250 ml de leite, 1/2 colher de sopa de farinha de trigo, 1/2 colher de sopa amigo de milho, 2 colheres de açúcar refinado, baunilha e 4 (quatro) gemas de ovos peneiradas. Os ingredientes devem ser misturados frios, antes de serem levados ao fogo portanto, especialmente o leite, a farinha, amido, e os ovos. Como sobra somente o açúcar e baunilha para acrescentar depois, eu já os coloco também antes de tudo ir ao fogo, que deve ser baixo. Uma vez no fogo eu mexo todo o tempo, até engrossar, sendo que o "fuê", nesse caso, é mágico: nunca forma pelotas no creme.

Retirei o cabinho  e o "miolinho" de 8 (oito) maças pequenas/médias, criando uma cavidade no meio. Enchi com o creme e, sobre este, coloquei uma farofa doce feita com 6 unidades de cookies picados de baunilha com gotas de chocolate, 2 colheres rasas de sopa de açúcar mascavo, 1 colher de sobremesa de manteiga e umas 10 unidades de damasco seco picados. Creio ser possível colocar qualquer outra espécie de  fruta seca e castanhas também. Reguei com mel cada uma das maçãs e levei ao forno médio por aproximadanente 30 minutos. Servi empratada, com mais creme e farofa doce. Ficaram muito bonitas e bem boas também, mas acho que um pouco secas. Da próxima vez, para servir, eu abrirei as maçãs, fazendo 2 cortes centrais de forma a restarem 4 partes e regarei com mais um pouco de mel. Penso que vai ficar mais úmida a sobremesa. 

Amigos merecem realmente nossa melhor consideração. Não encontro forma mais adequada, não para mim, de demonstrar meu apreço pelas pessoas que me são caras do que a de preparar para elas uma refeição simples e bem feita, ainda que seja um arroz com feijão ou uma massa ao sugo. Fico muito feliz quando tenho perto de mim meus amigos, mais antigos ou mais novos, cujos vínculos eu tento cuidar como cozinho: com capricho.

Receitas

Torta de Abobrinha

Massa:
250 gramas de farinha de trigo
150 gramas de manteiga
1 ovo pequeno
1 pitada de sal

Recheio:
3 abobrinhas italianas médias
1 cebola grande
2 tomates picados
2 dentes de alho
250 g de requeijão cremoso
1/2 caixinha de creme de leite
azeite o quanto baste
sal o quanto baste
1 gema de ovo

Delícias de Maçã

8 maçãs médias
mel o suficiente

Creme de Confeiteiro
250 ml de leite
1/2 colher de sopa de farinha de trigo
1/2 colher de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de açúcar refinado
4 gemas de ovos
1 colher de café de essência de baunilha

Farofa Doce
6 unidades de cookies de baunilha com gotas de chocolate
1 colher de sobremesa de manteiga
2 colheres de sopa (rasas) de açúcar mascavo
10 unidades de damasco seco

Nenhum comentário:

Postar um comentário